sexta-feira, 19 de março de 2010

OLHA QUEM VAI ESTÁR NO CANTA FEIRA !!

Se você sente que a música gospel está invadindo as rádios, que os músicos deste segmento estão mais em evidência, e que, mesmo você não sendo evangélico, se pega cantarolando canções do gênero, acredite: tudo pode ter começado com a banda Catedral .

O trio formado por Kim(vocalista), Júlio(baixista) e Guilherme(baterista) afirma ter sido o primeiro a ´dar a cara à tapa´ e levar a música evangélica para as rádios. ´O Catedral foi quem abriu as portas para esse aumento de bandas gospel com visibilidade nacional´, afirma o vocalista Kim. E ele, não acha, tem certeza! ´Se hoje você ouve músicas gospel sem ser evangélico, é por conta do Catedral. Não lembro de ninguém que tenha feito o que a gente fez´, reitera.
Para quem não sabe, o Catedral começou como uma banda gospel e, somente em 2000, partiu para um rock popular, com letras diversificadas, sobre amor e política. ´Quando ampliamos o mercado, foi um choque para o público evangélico. Hoje eles voltaram a ouvir o nosso som e continuamos em primeiro lugar no segmento´.
Somando o início, como banda gospel, até hoje são 20 anos de estrada. Para comemorar, o trio está lançando um CD duplo e um DVD, gravado no teatro Record, em São Paulo, com 25 músicas, sendo quatro delas inéditas.
CD duplo
´A idéia do CD duplo foi para mostrar a trajetória diferenciada do Catedral. São dois momentos, com uma gama muito grande de músicas para um só CD´, justifica o cantor.
O trabalho conta com participações do cantor Vinny, grande amigo dos músicos; Luka, famosa pelo hit ´Tô nem aí´; Liah, descoberta através do myspace; e da banda Sinal de Alerta, companheira do Catedral desde o início da carreira.
Nesses 20 anos de estrada musical, Kim compartilha as preocupações e as alegrias . Afirma que a maior dor de cabeça da banda, atualmente, são os downloads feitos no mundo virtual (mesmo tendo uma participação no CD que foi descoberta através da internet).

´Os CDs piratas, por exemplo, não costumam atingir tanto as bandas de rock como nós. Já esses downloads nos preocupam´, observa Kim.
Para o vocalista, a maior glória da banda é o volume de vendas estável. ´Nós mantivemos uma média de 100 mil CDs vendidos por ano. Essa é a nossa maior felicidade dentro de tanto tempo´, diz.
Ele lembra que, durante muito tempo existiu uma inevitável comparação do grupo com o Legião Urbana e Renato Russo. Mas, Kim acredita que hoje as coisas mudaram. ´Por mais que ainda nos comparem ao Legião, agora ela se dá de uma maneira positiva´.
O vocalista também pensa que este é um processo natural. Mesmo assim, dispara: ´Não acredito em ninguém no meio musical que não se pareça em algo com outra banda, que não tenha influências´.




Nenhum comentário:

Postar um comentário